top of page

A nossa felicidade pode ofender muita gente

  • Foto do escritor: Ricardo Yuanaga
    Ricardo Yuanaga
  • 19 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Publicado em 19/07/2021



Antes de seguir adiante na leitura deste texto, faça uma lista com o nome de 10 pessoas que você conhece pessoalmente. Depois disto, faça a pergunta para cada nome: “Esta pessoa é feliz?”. Talvez seja difícil de dizer quem é feliz ou não se não tivermos claro o que é a felicidade. Para facilitar o exercício, direi quais as 3 principais qualidades que acredito ser das pessoas felizes.


Primeira qualidade: elas te cumprimentam de forma positiva. Uma pessoa que sempre nos dá um bom dia de forma positiva tem muito a dizer sobre ela. Significa que ela é resiliente e está buscando a felicidade, não importando o que aconteça.


Darei 2 exemplos. Precisei aprimorar o meu inglês em um certo momento da minha carreira e decidi utilizar uma plataforma que conectava diferentes professores com alunos. Pratiquei com pessoas do mundo inteiro e os ingleses tinham uma forma negativa de responder o meu “How are you?” (como você está?). Alguns deles respondiam “Not so bad” (não tão mal).


Em um dos meus aniversários, minha esposa e eu decidimos viajar para a Jamaica. É um país com uma beleza e uma culinária incrível, mas que tem um alto índice de violência e pobreza. Pelo pouco que vimos, sabíamos que as condições dos Jamaicanos não eram fáceis. Mesmo assim, quando perguntávamos “How are you?” eles sempre abriam um sorriso e respondiam “Good Good Mammm”. Aquela atitude enchia o meu dia de felicidade.


Segunda qualidade: elas vivem em um círculo que as fortalece. Esta é uma questão que me deixa infeliz pois boa parte das pessoas que conheço, não estão felizes com o seu trabalho, conjugue e rotina. Criticam o próprio marido ou mulher; apresentam mais defeitos que qualidades no trabalho; não conseguem ter uma rotina saudável que ajudará elas mesmas.


Se todos estes componentes estão desajustados, como esperamos ser felizes em nossa vida? Como ser feliz com um conjugue que não admiro? Como ser feliz se estou inserido em um ambiente por 44 horas semanais que não gosto (nosso trabalho)? Como ser feliz se tenho vergonha do meu corpo ou preocupações com a minha saúde e sei o que devo fazer, mas não faço?


Terceira e última qualidade: gratidão e devoção. Todos acontecimentos positivos merecem a nossa gratidão. Todas as conquistas merecem a nossa celebração. E todos deveriam acreditar em algo maior, seja em um Deus, um propósito, no Universo, etc. Eu não acredito que o universo faça parte apenas de um Big Bang (a teoria da física que o surgimento do Universo). Eu acredito que ele foi criado através de um Big Plan (um grande plano), onde atraímos o que pensamos e recebemos mais daquilo que agradecemos.


Feito esta descrição da qual acredito ser as 3 qualidades das pessoas felizes e esperando que você concorde com elas, agora em sua lista com 10 nomes, coloque o emoji 🙂 ao lado dos nomes das pessoas que você acredita que são felizes.


Se a sua lista teve mais que 6 pessoas felizes, parabéns. Você provavelmente conhece mais pessoas que sustentam e aumentam a sua felicidade. Se este número foi menor que 4 e você se considera uma pessoa feliz, saiba que a sua felicidade pode ofender muita gente.

Algumas vezes nos sentimos muito bem, mas algo drena as nossas forças. É como se abríssemos uma torneira e abaixo dela há um ralo que leva a água embora. Outras vezes porque não entendemos o porque as pessoas nos atacam.


Felicidade só incomoda gente que quer ser triste.


Inspirado no capítulo 23 do livro Sucesso & Paixão intitulado como “As pessoas querem te ver bem, mas não melhores do que ela”.

Comments


bottom of page